O Projeto CãoGatuno nasceu no mês de Agosto de 2015, a partir da idéia de algumas pessoas residentes em Nossa Senhora do Ó, um pequeno bairro do municipio de Ipojuca em Pernambuco. Vendo a deplorável situação de muitos animais de rua deste municipio, estas pessoas se reuniram e uniram forças e recursos, começando assim a atuar em prol dos animais abandonados desta comunidade.

Entre as ações do Projeto se encontram:

  1. Programas de castração em massa a baixo custo
  2. Recolhimento provisório  e tratamento de animais em situação de risco
  3. Encaminhamento de animais para adoção
  4. Conscientização sobre posse responsável
  5. Mantimento de animais de rua

O Projeto CãoGatuno atualmente não dispõe de uma sede ou um único lugar físico como abrigo para animais. Muitos animais sao retirados das ruas e assistidos por Voluntários e Protetores do projeto em suas residências. Animais doentes ou acidentados, mamães com seus filhotes ou filhotes encontrados sozinhos. Depois de rehabilitados, lhes buscamos adotantes. O número destes animais assistidos é alto e nunca pára de crescer, já que a quantidade de resgates é sempre maior que o número de adoções. No momento há cerca de 26 cães/cadelas e 67 gatos/gatas nestes lares temporários. E muitos permanecem durante muito tempo, o que nos supõe um alta despesa.

O projeto também mantém 4 Postos de Alimentação para animais de rua. Os gastos com ração, tratamentos, vermifugação, vacinação e castração são altos. Não recebemos ajuda econômica governamental e este projeto sobrevive apenas com doações, além das contribuições dos próprios integrantes (voluntários, protetores, etc).

Gostaríamos de poder atender a todos os casos de Nossa Senhora do Ó e redondezas que chegam ao nosso conhecimento, mas infelizmente ainda nos falta muitos recursos materiais, financeiros e humanos. É por isto que precisamos da sua ajuda para seguir em frente e para ajudar cada dia a mais animais. Seja um Voluntário ou Protetor, faça uma doaçao ou adote um amiguinho peludo. Faça a diferença em construir um mundo melhor!